Enigmas empolgantes que nos ensinam como fazer as escolhas certas

Enigmas empolgantes que nos ensinam como fazer as escolhas certas

Você costuma duvidar de suas escolhas? Como quando se veste, você não sabe qual camisa fica melhor em você, a rosa ou a azul? Então esses enigmas são feitos para você. Eles não apenas o ajudarão a to

Leia tudo

Você costuma duvidar de suas escolhas? Como quando se veste, você não sabe qual camisa fica melhor em você, a rosa ou a azul? Então esses enigmas são feitos para você. Eles não apenas o ajudarão a tomar as decisões certas, mas também lhe darão os argumentos certos para elas. Preparamos alguns enigmas aparentemente simples que não tomam muito do seu tempo, mas ensinam como fazer as escolhas certas.

1.

No meio de uma festa, dois caras chamados Eric e Geroge começaram a discutir e estavam quase prontos para lutar. O motivo da discussão era uma garota chamada Blaire, a organizadora da festa. Os dois caras mostraram interesse nela, mas ela não havia respondido a nenhum deles ainda. Blaire inventou um jogo em que o vencedor ganha o direito de beijá-la e levá-la a um encontro.
As regras são simples:
  • Ambos os caras sentam em uma mesa perfeitamente redonda.
  • Ambos têm moedas que devem usar para cobrir a mesa.
  • As moedas não devem cruzar ou ficar penduradas da mesa.
  • O primeiro jogador tem mais chances de ganhar se ele colocar a primeira moeda corretamente.
  • O vencedor é aquele que cobre a mesa com moedas primeiro.
George está confiante em ganhar, então ele deixou Eric ir primeiro.Pergunta : Qual estratégia Eric deveria escolher para vencer?

2.

Clark sofreu um acidente e perdeu a memória. Seu médico lhe disse que ele tinha boas e más notícias para ele. A boa notícia era que sua memória seria restaurada, e a má notícia era que ela seria restaurada apenas parcialmente. Depois do hospital, Clark foi para casa. Ele morava sozinho. Ele tinha um alarme em casa, mas esqueceu-se disso. Quando Clark entrou, o alarme disparou e os guardas vieram. Infelizmente, apenas o dono do apartamento sabia a senha, mas ele também esqueceu. Clark encontrou um pedaço de papel contendo dicas para a senha que ele mesmo havia criado.
Nenhuma das pessoas conseguia entender a nota. É por isso que os guardas enviaram seu homem que sabia algumas coisas sobre senhas. Seu nome era Henry. Ele leu as anotações:
  • A senha é de 5 dígitos.
  • O quarto dígito é maior que o segundo por 4.
  • O terceiro é menor que o segundo por 3.
  • O primeiro é 3 vezes maior que o quinto.
  • Três pares de dígitos são iguais a 11 juntos.
Pergunta : Qual código de 5 dígitos deve ser inserido para finalmente desligar o alarme?

3.

Harry e seus amigos foram acampar na floresta. Assim como todos os turistas normais, eles contavam histórias assustadoras perto do fogo à noite. Todos os caras dormiram, mas Harry não conseguiu. Quando ele finalmente adormeceu, ele sonhou com algo muito incomum… ou será que não?
O sonho de Harry era muito realista. Ele se perdeu na floresta e encontrou uma caverna estranha. Era tarde e ele estava cansado, então ele entrou e decidiu passar a noite. Quando ele entrou no lugar, ele encontrou o Rei dos Goblins. O rei estava muito feliz por Harry ter vindo. Ninguém o visitava por muito tempo. Harry começou a correr, mas a saída tinha sumido – havia apenas paredes.Estas eram as condições do rei:
  • Para sair da caverna, Harry teve que escolher um de três doces.
  • Dois dos doces eram venenosos e apenas um era seguro.
  • O rei era gentil, então ele ajudaria Harry. Quando Harry pegasse um doce, o rei jogaria fora um dos doces venenosos e pediria que ele fizesse a escolha novamente.
Harry pegou o laranja. O rei disse que o azul era definitivamente venenoso e o jogou fora. Então ele perguntou a Harry se ele mudaria sua decisão ou não.Pergunta: Harry mudou sua escolha e por quê?

Respostas

1.

Eric precisa colocar a primeira moeda no centro na mesa e depois espelhar cada movimento seguinte do oponente. Então, eventualmente, o oponente ficará sem espaço mais cedo e Eric vencerá.

2.

A senha é 65292.Como Henry sabia? a, b, c, d e e são os cinco dígitos que não conhecemos. Então:
  • d = b + 4, “b” não pode ser maior que 5.
  • c = b – 3, “b” não pode ser menor que 3.
  • a = 3 * ë, então “ë” = 1, 2 ou 3, “a” = 3, 6 ou 9.
  • Existem três pares de dígitos que são iguais a 11 juntos. “a + e” pode ser igual a 11, porque sabemos que “b” = 4 ou 5.
  • Outros pares de dígitos para “b”, “c”, “d”. Por imputação, nós verificamos outras opções: 3; 0; 7 ≠ 11; 4; 1; 8 ≠ 11. Então, esses dígitos estão errados.
  • Os dígitos que precisamos são 5; 2 e 9 e mais dois pares que são iguais a 11, com os outros dígitos sendo 6 e 2.
  • Os três pares que são iguais a 11 são 6 + 5; 2 + 9 e 9 + 2.

3.

Harry mudou sua escolha original e pegou o amarelo. Depois de escolhê-lo, ele acordou em sua tenda e percebeu que fazer uma escolha é uma enorme responsabilidade que pode influenciar dramaticamente o futuro de uma pessoa.Por que ele tomou essa decisão?Os outros dois doces deram a ele uma chance de 50/50 e Harry achou melhor não mudar sua decisão. Mas o doce laranja tinha duas vezes mais chances de matar Harry do que o amarelo:
  • Quando ele escolheu o laranja, sua chance de sobreviver era de 1 em 3. E sua chance de morrer era 2 de 3. Quando Harry pegou o doce venenoso, o seguro ainda estava na mesa.
  • Quando o Rei jogou fora o doce azul, ele não disse nada sobre o doce na mão de Harry. Então a chance de estar seguro ainda era de 1 a 3.
  • Então, se havia um doce seguro na mesa, era o amarelo.
Mesmo que Harry tenha escolhido o doce venenoso em primeiro lugar, ele mudou de escolha e ficou vivo.Este enigma é um dos enigmas clássicos do “Problema de Monty Hall“.
Você conseguiu fazer a escolha certa? Como você resolveu esses enigmas? Deixe-nos saber na seção de comentários.