PT ameaça processar Google por causa de resultados em busca, quando digita-se "corrupto" aparecem imagens de Lula e PT

PT ameaça processar Google por causa de resultados em busca, quando digita-se "corrupto" aparecem imagens de Lula e PT

Na essência, todos os sites de busca funcionam do mesmo jeito: montam um banco de dados com o texto de milhões de páginas e mostram aquelas que têm a ver com a palavra que você digitou na tela de

Leia tudo

Um assunto que causou muita polêmica esta semana foi o caso do nome do ex-presidente Lula e de seu partido serem correspondidos em sites de busca, por exemplo, o Google, a empresa explica o que ocorreu.

Na essência, todos os sites de busca funcionam do mesmo jeito: montam um banco de dados com o texto de milhões de páginas e mostram aquelas que têm a ver com a palavra que você digitou na tela de procura. A diferença está nos detalhes. Tipo: que página deve aparecer primeiro? Se você digita algo como “São Paulo”, o site de buscas não sabe se você está atrás de informações sobre a maior cidade do país ou sobre o santo. Mas ele tem que dar um jeito de “saber o que você está pensando”. Cada site usa fórmulas específicas para ordenar os resultados de uma pesquisa. O jeito mais comum, hoje, é colocar no topo da lista as páginas que recebem mais links de outros sites.

O programa de busca guarda informações como a posição de cada palavra nos sites varridos e o tamanho em que ela aparece. Por exemplo: se você digitar “beatles” no campo de busca e essa palavra estiver no título de uma página, com letras grandes, esse site tende a aparecer bem ranqueado, ou seja, entre os primeiros resultados da pesquisa.

O Google garante que os nomes dos políticos e dos partidos não foram incluídos propositalmente, mas sim quando correlacionados a uma série de reportagens e citações, ou seja, se as palavras forem "corrupto" e "lula" em textos próximos o algorítimo as associará e ambos aparecerão ligadas em uma eventual busca na plataforma. O Google já providenciou o ajuste e assim que os usuários digitarem "corrupto" não aparecerão mais matérias relacionadas ao PT ou ao Lula.