Receita de bolo formigueiro da chef Ana Luiza Trajano

Receita de bolo formigueiro da chef Ana Luiza Trajano

Sabe aquele doce que lembra a casa da avó? Básico: enciclopédia de receitas do Brasil, novo livro da chef Ana Luiza Trajano em parceria com o Instituto Brasil a Gosto, reúne 512 receitas

Leia tudo

Sabe aquele doce que lembra a casa da avó? Básico: enciclopédia de receitas do Brasil, novo livro da chef Ana Luiza Trajano em parceria com o Instituto Brasil a Gosto, reúne 512 receitas simples, mas que resgatam a nossa memória afetiva e são queridas pelos brasileiros. O bolo formigueiro é um dos vários doces exibidos nas 416 páginas publicadas pela Editora Melhoramentos. O modo de preparo completo ela ensina a seguir!

Bolo Formigueiro da chef

Ana Luiza Trajano


Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 ¼ xícara (chá) de açúcar
5 ovos
½ xícara (chá) de coco em flocos
1 xícara (chá) de leite integral
1 ¾ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ¼ xícaras (chá) de chocolate granulado
2 colheres (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até que vire um creme. Acrescente as gemas, reservando as claras, e bata até que fique esbranquiçado. Adicione o coco, o leite e polvilhe a farinha de trigo misturando delicadamente.

Adicione o granulado e o fermento químico e misture bem. Junte então as claras, batidas em neve, e misture até ficar homogêneo. Coloque em formas de bolo inglês untadas e leve ao forno preaquecido a 140°C por 30 minutos ou até que esteja assado por completo.